Páginas

10/08/2010

O destino da raça Humana

Eis o destino humano na opinião do físico Stephen Hawking: abandonar a Terra nos próximos 100 anos ou se tornar uma espécie extinta.


"Eu vejo grandes perigos para a raça humana." A solução, diz, é abandonar o planeta e se espalhar pelo espaço.

Em entrevista ao site "Big Think", Hawking disse que existem muitas ameaças atualmente: guerras, a exploração excessiva dos recursos naturais e a quantidade exagerada de gente vivendo no planeta.

Além disso, há outro risco, diz. "Se alienígenas nos visitassem agora, o resultado seria muito parecido com o que aconteceu quando Colombo chegou à América: não foi nada bom para os povos nativos", afirmou ele.

"Esses alienígenas avançados talvez sejam nômades, procurando conquistar e colonizar quaisquer planetas que eles consigam alcançar."

Mas ele se diz otimista. "Fizemos muito progresso nos últimos cem anos. Se quisermos ir além dos próximos cem, o futuro é o espaço."

O problema são as distâncias: a estrela mais próxima da Terra, depois do Sol, está a mais de quatro anos-luz --as espaçonaves atuais levariam 50 mil anos para chegar lá.



Sobre Stephen Hawking

O genial Stephen Hawking, 59, nascido em Oxford, Inglaterra, é considerado o mais brilhante físico teórico desde Albert Einstein. Suas teorias já exploradas em seu primeiro livro "Uma Breve História do Tempo", que virou filme, são redimensionadas em um novo livro "0 Universo numa Casca de Noz".

Esse ícone intelectual desvela um universo indecifrável até mesmo pela física que, através de suas teorias incompreensíveis, parece estar convencido de que "ainda não temos uma compreensão completa sobre a origem do universo.

Prêmios:

* 1975 – Medalha de “Eddington”.
* 1976 – Medalha de “Hughes” da Royal Society.
* 1979 – Medalha Albert Einstein.
* 1982 – Ordem do Império Britânico (Comandante).
* 1985 – Medalha de ouro da Royal Astronomical Society.
* 1986 – Membro da Pontifícia Academia das Ciências.
* 1988 – Prêmio em Física da Fundação Wolf.
* 1989 – Prêmio "Príncipe das Astúrias" da Concórdia
* 1989 – Título de "Companheiro de Honra", da Rainha Elizabeth II.
* 1999 – Prêmio "Julius Edgar Lilienfeld" da Sociedade Americana de Física.
* 2003 – Prêmio "Michelson Morley" da Case Western Reserve University.
* 2006 – Medalha Copley da Royal Society.
* 2009 - Medalha de “Presidential Medal of Freedom”

Nenhum comentário:

Related Posts with Thumbnails